sábado, 3 de janeiro de 2015

Como entrar em um Programa de Intercambio

Para você que deseja ir mas não tem a minima ideia de como entrar em um programa, ha varias maneiras. Para High School, eu conheço dois tipos de programa: O programa do Rotary (Ou alguma organização semelhante) e o programa "Particular". O meu programa foi particular por razoes que eu irei explicar aqui.
Rotary:
O programa do Rotary funciona da seguinte maneira: Você se afilia a uma dessas organizações internacionais, as mais famosas são o Rotary e o Lions. Tome conta de todos os processos para que o intercambio seja realizado. Apos isso, voce prestara uma prova, junto com todos os outros adolescentes da regiao abrangida pelo seu Rotary Club. O teste funciona da seguinte forma: existe o teste de Ingles, de conhecimentos gerais e psicologico. Apos ser avaliado nos tres voce recebera uma nota. Com esta nota voce se classificara em um ranking, junto com todos os outros adolescentes que desejam fazer intercambio. Supondo que voce se classifique bem, voce tera inumeros paises para escolher (Desde de EUA, Suíça, Alemanha e Japao ate India, Indonesia e Timor-Leste). Caso nao, voce tera de escolher entre os paises que sobraram, me nos desejados, como paises de terceiro mundo na Asia e Africa. O numero de vagas para cada pais e limitado,  bem como o numero total de vagas, correndo o risco de ficar fora do programa de intercambio. Durante o programa, os intercambistas do Rotary participam de muitas viagens pelo pais junto com outros intercambistas. Outro fato que, para mim, e negativo: Voce troca de familia durante o programa, passando por 3 familias durante a sua estadia. Isso e negativo porque, ao passar apenas 3/3.5 meses com cada familia, nao ha tempo suficiente para se acostumar ou criar um vinculo muito forte.  Agora finalmente, depois de 5 meses, meu relacionamente com a familia hospedeira começou a ficar como se eu fosse verdadeiramente parte da familia. Isso so pode ser criado com tempo de convivencia, e eu acredito que 3 meses nao seja o suficiente para ninguem. A troca de familia tambem pode levar a uma possivel troca de escola, o que dificultara muito a relação com amigos. Para mim, esses foram os fatores decisivos para nao optar pelo Rotary.
-Pros: E um pouco mais barato (Entre 5,000 e 7,000 dolares, para os Estados Unidos), voce tem mais opções de paises e voce tem uma relacao maior com a intituicao Rotary e a todos que ela pertencem, em qualquer lugar do mundo.
-Contras: Voce corre o risco de ir para um pais indesejado ou nao participar do programa, troca de familia, possivel troca de escola e menos auto nomia sobre seu proprio programa.
(Devido a informacoes dadas por amigos que viajaram com o Rotary)

Particular:
O programa chamado particular funciona com empresas que tem contato e confianca em empresas mundo a fora e trocam estudantes entre si. eu optei pelo programa particular pelo fato de que voce escolhe o pais em que ira cursar o ensino medio, tem maior suporte e assistencia por parte das empresas, fica com apenas uma familia durante todo o programa + as empresas tem varios representantes espalhados pais a fora. Como minha professora de Ingles e uma representante na minha cidade, isso e um ponto forte a mais, ja que eu pude fazer toda a papelada na minha propria cidade e tenho um ponto de referencia perto de mim, ou seja,  caso eu tenho alguma duvida ou precise de alguma coisa, posso falar com ela em vez de contatar altas hierarquias na empresa. A e empresa que eu usei chama-se BIL Intercambios, bem conveniente se voce mora no estado de Sao Paulo. Eu moro  no interior, perto de Minas Gerais, e nao houve nenhum problema com relacao a distancia. Eles oferecem uma estrutura e assistencia muito boas na minha opinião. O intercambio Particular funciona assim: voce contata a empresa no Brasil (BIL) que te fornece todos os papeis e documentacoes necessarias. Eles enviam tudo para a empresa americana (No meu caso, chama-se CHI-Cultural Homestay International). A empresa poe seu perfil junto com outras centenas de jovens, e cada um sera escolhido por uma familia. Apos ser escolhido, a empresa brasileira nao tem muito o que fazer a nao ser com a passagem aerea, entao eles saem um pouco de cena e voce tratara com empresa americana e  com a sua familia hospedeira.

Voce --> Empresa Brasileira --> Empresa Americana --> Familia - Bem Simples na verdade

Voce antes de tudo, como em todo programa de intercambio, tera que fazer um teste de Ingles. Nao se preocupe, o teste nao e dificil e testa conhecimentos bem basicos de Ingles. de qualquer forma faça o seu melhor, pois tudo isso  vai na sua application.

-Pros: Voce tem mais autonomia sobre seu proprio programa, a assistencia ao intercambista e melhor, voce fica o tempo inteiro com apenas uma familia, a familia hospedeira te escolhe  baseada em caracteristicas em comum e voce pode escolher aonde voce quer passar seu ano escolar.
-Contras: E um pouco mais caro (Segundo alguns dados e pesquisas que fiz, varia de 7,000 a 12,000 dolares, por um ano nos EUA), muitas vezes as organizacoes de intercambio nao sao tao reconhecidas internacionalmente.

Ambas opcoes tem pros e contras, mas para mim o Intercambio Partiucular foi uma  melhor opcao (darei mais detalhes sobre meu proprio programa em outro post)

Valeu,

Nenhum comentário:

Postar um comentário